Muitas vezes marcamos um imóvel para ser enviado para um determinado portal, porém o mesmo acaba não aparecendo no site ou até mesmo no painel de administração do portal. Nesses casos, como saber se o problema é no CRM ou no portal? Abaixo veremos algumas verificações que deverão ser feitas dentro do sistema CRM a fim de identificar algumas possíveis falhas.
1- Em Menu > Portais verificar como está configurado o envio do imóvel para o portal. Se ele está marcado para enviar a partir do Exibir no site ou por exemplo, marcado como Publicação no Viva Real. Confirmando essa informação, vá no imóvel desejado e verifique se está de acordo com o configurado.
Caso esteja marcado para Exibir no site o seguinte checkbox precisa estar marcado dentro do imóvel.
Se estiver utilizando Publicação no Viva Real é necessário verificar dentro do imóvel, na aba Publicação em portais se o checkbox está marcado.
2- Caso o imóvel esteja marcado, mas mesmo assim não esteja indo para o portal, é necessário verificar se todas as informações obrigatórias solicitadas pelo portal estão sendo preenchidas. Cada portal possui alguns campos obrigatórios para serem preenchidos e essa configuração não pode ser alterada.
Você pode verificar se o seu imóvel está com algum problema indo em Menu > Publicação de imóveis ali constarão todas as cargas geradas, informando para qual portal, data, hora, status e mensagens de erro.
Ao clicar no nome de um dos portais, será aberto mais abaixo uma tela com as mensagens de erro, onde você pode verificar se há alguma informação faltando. No caso do imóvel código 19328 o valor do aluguel não está preenchido. Já os imóveis código 18888 e 18516 são casos onde o Suporte CRM deve ser contatado para verificar a ocorrência.
3- Confirmando que o imóvel está de fato marcado para publicar e não está faltando nenhuma informação obrigatória, é necessário verificar se ele já está inserido na carga que será enviada ao portal. Para isso é necessário fazer o download do XML que está localizado em Menu > Portais > Portal desejado
Clicando no link, dependendo do portal, será feito o download do arquivo ou ocorrerá a abertura de uma nova janela com o arquivo já disponível. Independente do caso você deve ir no XML e dentro do arquivo utilizar o atalho CTRL + F e buscar pelo imóvel desejado, para diminuir os resultados de busca você pode utilizar a pesquisa com o seguinte conteudo CODIGO_DESEJADO< Caso ele retorne algum resultado de busca, o imóvel está na carga e consequentemente enviado ao portal.
Após realizar todas as verificações acima, caso esteja tudo dentro do esperado, mas mesmo assim o imóvel não esteja indo para o portal, é necessário contatar o portal e pedir que verifiquem o porque de determinado imóvel não estar sendo processado. Caso você identifique que o imóvel não está sendo enviado na carga, entre em contato com o Suporte CRM.