Os quesitos são uma forma de representar o trabalho realizado pelos corretores. São contemplados quesitos relacionados à Clientes, Contratos e Imóveis. No caso de clientes e imóveis os quesitos também podem ser relacionados aos históricos.
A pontuação que cada quesito que irá gerar para o corretor será definida na configuração do ranking. Essa estrutura permite que um mesmo quesito seja reaproveitado em diferentes rankings inclusive com pontuações diferenciadas se for o caso.
Para gerenciar os quesitos acesse o Menu > Sistema.
Em seguida o item Ranking e a opção Quesitos.
Será possível verificar a lista de quesitos padrões disponibilizada junto com a contratação do ranking:
- Novos atendimentos: contabilizará como um novo atendimento sempre que o corretor é vinculado à um cliente.
- Visitas: contabilizará a inclusão de históricos de visitas.
- Propostas: contabilizará a inclusão de históricos de propostas.
- Envio de e-mails: contabilizará o envio de imóveis por e-mail aos clientes e a inclusão manual de históricos de e-mail.
- Captações: contabilizará como uma nova captação quando o corretor é vinculado à imóveis com o tipo Captador. O tipo poderá ser alterado caso a imobiliária utilize outro termo.
- Placas **: contabilizará a inclusão do corretor no imóvel com o tipo Placa, desde que o imóvel tenha o campo “Tem placa” marcado.
- Exclusividades **: contabilizará a inclusão do corretor no imóvel com o tipo Exclusividade, desde que o imóvel tenha o campo “Exclusivo” marcado.
- Atualização de imóveis: contabilizará a inclusão de históricos que atualizam o imóvel.
- Contratos venda: contabilizará o valor dos contratos de venda para os corretores com tipo de participação vendedor.
- Contratos locação: contabilizará o valor dos contratos de locação para os corretores com tipo de participação vendedor.
** Quesitos criados apenas se os tipos Placa e Exclusividades estão presentes na configuração de tipos de corretores de imóveis.
A imobiliária pode fazer ajustes nesses quesitos padrões para adequá-los a sua realidade. Além disso, será possível incluir quesitos personalizados. Para isso, utilize a opção Criar quesito disponível logo acima da lista de quesitos de clientes, contratos e imóveis.
Para cada quesito será definido um título e a regra que será validada para gerar pontos. A origem dos dados determinará os campos que ficam disponíveis para composição da regra do quesito. Selecione a origem dos dados, o campo do formulário e o conteúdo válido. Por fim, adicione a regra e crie o quesito.
Por exemplo, para criar um quesito que gere pontos quando históricos de Entrevista são incluídos nos clientes, você deve criar um quesito de cliente e preencher da seguinte forma:
Título: Entrevistas realizadas
Origem dos dados: Histórico de clientes
Tipo: Personalizado
Campo: Assunto
Situação do campo: Preenchido com
Valores: Entrevista
Após preencher os campos, clique em Adicionar Regra.
Após adicionar a regra, valide se o resultado final é exatamente como desejado, se sim, basta clicar em criar.
Após criar, o novo quesito será adicionado na sua lista de quesitos, por padrão já vem como ativo.
Obs: O quesito só terá validade caso seja adicionado dentro de um Ranking.
Algumas observações importantes:
O preenchimento do tipo será solicitado somente quando a origem de dados for histórico de clientes. Os tipos Visita e Proposta deverão ser escolhidos para que o sistema leia as configurações de visita ou de proposta já existentes. Para qualquer outro histórico deve ser utilizado o tipo personalizado e definido a regra.
Nos quesitos de clientes, os pontos são gerados para o corretor do cliente quando o vínculo entre corretor e cliente é realizado. Já nos quesitos de histórico de clientes os pontos são para o corretor do histórico e são contabilizados quando o histórico é incluído.
Para os quesitos de imóveis, os pontos são gerados para o corretor vinculado ao imóvel com o tipo definido no quesito. Para imobiliárias que não diferenciam tipos de corretor no imóvel o tipo definido no quesito será apenas corretor. Nos quesitos de histórico de imóveis os pontos são para o corretor do histórico e são contabilizados quando o histórico é incluído.
Para os quesitos de contratos, os pontos são gerados para os corretores com tipo de participação vendedor. Havendo mais de um corretor para pontuar no mesmo contrato é considerado o percentual de produção para dividir a pontuação. Os pontos são gerados com base no valor do contrato.
Caso a imobiliária faça uso do ImobOffice, nos quesitos em que a origem dos dados estiver preenchida com contratos de locação, o sistema contabilizará os contratos com status ativo. Os pontos são gerados para o corretor com o tipo de participação Corretor.
Com os quesitos criados, é hora de finalmente criar o seu ranking, clique aqui pra ter ajuda