Objetivo
A DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) é obrigatória para todas as imobiliárias. Através do relatório da DIMOB existente no sistema, é possível conferir e editar os valores lançados no mesmo, de forma automática, após a baixa da mensalidade ou repasse e gerar o arquivo para importar no programa da Receita Federal e realizar a declaração sem a necessidade de digitação das informações manualmente.
O objetivo da atualização do layout da tela foi proporcionar uma melhor experiência ao usuário para visualizar, editar e conferir as informações deste relatório tão importante.
Processo de conferência da DIMOB
1. Acesse o sistema Office > Módulo de aluguel > Menu Relatórios > DIMOB
2. Selecione no filtro o Ano de referência desejado e clique em Pesquisar
3. Clique sobre a linha do contrato desejado para visualizar o detalhamento dos valores de aluguel, comissão e imposto de cada mês
4. Para conferir o mês clique no botão ao lado do mesmo
Após conferido, o mês deve ficar dessa forma:
5. Para excluir o mês clique no botão ao lado do mesmo
Após excluído, o mês deve ficar dessa forma:
6. Após excluir, caso seja necessário adicionar o mês novamente clique no botão
Após adicionado, o mês deve ficar dessa forma:
7. Para incluir um novo mês manualmente clique em Adicionar
8. Preencha os campos: mês de referência, valor do aluguel, valor da comissão e valor dos impostos e clique em Adicionar
Uma mensagem de alerta irá aparecer confirmando a criação da mensalidade
9. A mensalidade será criada com a informação de que foi gerada manualmente e ficará dessa forma:
É necessário realizar a conferência do mês adicionado manualmente (passo 4)
10. Após a conferência de todos os meses existentes no contrato, clique em Conferir contrato
Após conferido, o contrato deve ficar dessa forma:
11. Se necessário, é possível excluir o contrato da DIMOB clicando no botão Excluir contrato
Realizando este processo, o contrato excluído não vai no arquivo de exportação da DIMOB do ano referente. Por exemplo: Se o contrato 1 for excluído da DIMOB/2022, na DIMOB/2023 será necessário excluí-lo novamente, se for necessário.
Após excluído, o contrato deve ficar dessa forma:
12. Após excluir, caso seja necessário adicionar o contrato novamente clique no botão
Após adicionado, o contrato deve ficar dessa forma
Processo de correção/edição de dados na DIMOB
Caso haja alguma informação incorreta ou faltante que seja obrigatória na DIMOB, o sistema irá alertar em vermelho
1. Clique sobre o contrato desejado para abrir o detalhamento do mesmo
2. Clique sobre o lápis ou dê um duplo clique sobre o campo para editar a informação incorreta
3. Após editar clique no botão para salvar ou para cancelar a edição
Todas as informações no detalhamento da DIMOB podem ser editadas conforme necessário. Somente as informações sobre o imóvel precisam ser editadas diretamente na tela cadastro do imóvel ⚠️
Geração do arquivo
- Após realizar a conferência da DIMOB, clique no botão Exportar arquivo da DIMOB
2. Confira o CNPJ da imobiliária, preencha o CPF do responsável da imobiliária, confira ou informe um novo e-mail para receber as informações de download do arquivo DIMOB e clique em Gerar DIMOB
3. Irá surgir na tela um aviso de que o arquivo está sendo processado e ficará pronto em breve. Assim que estiver disponível, o sistema enviará para o e-mail informado na etapa anterior as instruções para o download
4. A tela inicial do Relatório DIMOB passará a mostrar o andamento da solicitação do arquivo DIMOB, indicando que ele está em processamento e em breve será enviado
5. Caso haja alguma inconsistência o sistema irá alertar tanto na tela inicial quanto no e-mail recebido, e para poder gerar o arquivo realize as correções necessárias seguindo o “Processo de correção/edição de dados na DIMOB”
O e-mail enviado pelo sistema ao destinatário preenchido no campo “e-mail” do passo 2 do processo de geração do arquivo serve como um alerta para saber quais erros necessitam de correção
6. Após realizar os ajustes refaça o processo de exportação do arquivo e aguarde o novo e-mail
7. O e-mail chegará avisando que o arquivo está pronto para ser baixado. Ele também indica em qual parte do sistema o arquivo estará disponível para download. O arquivo estará disponível no botão Histórico/Log
Históricos/Logs
1. É possível visualizar os registros de geração do arquivo de exportação da DIMOB através do botão Histórico
2. Também é possível filtrar nesta tela e baixar arquivos já gerados anteriormente. Nesta tela você verá os arquivos que foram solicitados download e será possível baixar. O arquivo irá constar nesta tela se todos os erros tiverem sido corrigidos na etapa anterior, e se tiver sido refeita a exportação
Também é na tela de log onde você irá encontrar o arquivo da DIMOB para download quando ele estiver pronto após corrigidos os erros
3. É possível visualizar os históricos de alteração dos contratos na DIMOB, clicando no botão Histórico de cada contrato
Regras da DIMOB no sistema
Segue abaixo as regras da DIMOB:
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Mês que aparece na DIMOB
Em contratos com garantia vai para a DIMOB a data do primeiro documento baixado, seja ele o boleto ou o repasse.
Em contratos sem garantia vai para a DIMOB a data da baixa do boleto. - Para a DIMOB, a garantia se dá no momento que repassa o aluguel sem receber, nesse momento o aluguel foi garantido ao proprietário, independente se o contrato está configurado nesse formato ou não: Perguntas e Respostas
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Quando uma mensalidade/repasse é estornado o registro vinculado a este na DIMOB é apagado, se não estiver conferido.
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Caso a mensalidade na DIMOB esteja conferida o valor não será alterado, mesmo que editado na mensalidade/repasse.
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Ao filtrar por Categoria do contrato na tela de Conferência DIMOB e gerar o arquivo de exportação, apenas os registros filtrados em tela irão para o arquivo.