Premissa: Esse manual se aplica a clientes que têm o objetivo de centralizar o pagamento dos proprietários e possuem homologação bancária contratada com os bancos: Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob, Bradesco e Caixa Econômica Federal.
Observação: Pagamento via PIX aplica-se somente ao banco Itaú
Assim, será possível realizar a baixa em lote dos repasses de aluguel que estejam programados e também a confecção de arquivos de remessas de pagamentos TED e para clientes Itaú também o PIX
A função agiliza o processo de dar baixa nos repasses, realizando-os automaticamente no momento em que a remessa é criada (função disponível na tela Parâmetros e será mostrada a seguir).
Além disso, também será possível visualizar o histórico dos repasses gerados e cancelar os repasses que foram baixados dessa forma.
Para ativar a funcionalidade veja o passo-a-passo a seguir.
Configuração
Acesse o Office através do site www.vistasoft.com.br > botão Office.
Informe o código, login e senha, e clique no botão Entrar. Caso não tenha um login, é necessário solicitar ao usuário admin. O suporte não tem autorização para criar novos usuários.
Menu > Módulo de Aluguel
Em seguida acesse a aba Ferramentas > Parâmetros
Já em parâmetros, procure a aba Configuração de remessa de pagamento, marque a opção Baixar repasse ao gerar remessa de pagamento como “Sim” e pressione o botão Salvar
Com isso, ao gerar a remessa de pagamento, o repasse que estiver como programado será baixado automaticamente
Observação: Se a configuração estiver marcada com a opção Não, será necessário baixar o repasse manualmente após a geração do arquivo.
Utilizando a função
Acesse o Módulo de aluguel > menu Financeiro > Baixa programada:
No filtro, selecione no campo Data Programada o período ou data que você deseja realizar o repasse (Você poderá selecionar também outros filtros como Locador, Forma de pagamento ou Conta Corrente Padrão do Repasse), em seguida é só clicar em “Pesquisar”
Após isso, clique no checkbox no início da listagem se quiser selecionar todos os repasses listados de uma vez só
Ou clique apenas no checkbox dos repasses que deseja gerar o arquivo de pagamento e baixar
Após selecionar os repasses desejados, no rodapé da tela irá aparecer uma aba para geração do arquivo de pagamento
Caso haja mais de um repasse para o mesmo beneficiário é possível unificar os repasses, basta marcar o check box Unificar pagamento para a mesma conta?
- Marcado: Se houver mais de um repasse para o mesmo favorecido, o sistema irá soma gerar apenas um pagamento para o mesmo
- Desmarcado: Se houver mais de um repasse para o mesmo favorecido, o sistema irá gerar um pagamento para cada repasse
No campo Banco, selecione o banco pelo qual você irá realizar o(s) pagamento(s) do(s) repasse(s). Lembrando que os bancos listados em seu sistema serão os bancos homologados anteriormente pelo suporte.
Caso você não possua nenhum banco configurado, entre em contato com o suporte no e-mail office@vistasoft.com.br
Você poderá também alterar a data programada do repasse, basta marcar o check box Alterar data para pagamento?
Após marcar o check box, ele indicará o símbolo de ✅
Ao marcar a opção acima é necessário preencher o campo Data para Pagamento informando a data que será feito os pagamentos e a baixa dos repasses
Clique no botão “Gerar arquivo” para gerar o arquivo de pagamento e também a baixa dos repasses
O sistema criará o arquivo de remessa e o download do arquivo deve ser feito consultando o botão Downloads no seu navegador
Em seguida, o sistema irá apresentar a mensagem que o(s) repasse(s) foram baixado(s) com sucesso e é possível imprimir ou enviar por e-mail o(s) comprovante(s)
Observações:
- Não é possível gerar pagamentos para datas anteriores ao dia atual.
- Caso haja alguma informação faltante no cadastro do locador, o sistema irá apresentar uma tela informando o nome da pessoa e o dado que necessita ser corrigido.
Log e cancelamento do repasse
É possível conferir os históricos das remessas geradas e também, caso necessário, cancelar algum repasse na tela de logs.
Para acessar os históricos de remessas geradas clique no botão Log no canto superior da tela:
No filtro é possível pesquisar os repasses por Data, Banco, Usuário e/ou Valor. Em seguida clique no botão Pesquisar. Ou caso necessário, você poderá clicar no botão Limpar Filtros para limpar todos os filtros inseridos.
Após clicar em Pesquisar o sistema mostrará o resultado da busca:
Para baixar o arquivo de pagamento gerado clique no ícone ⬇️
Para visualizar o(s) repasse(s) presentes no arquivo, clique no ícone de expandir detalhes
Após expandido, ele mostrará os detalhes dessa forma:
Para cancelar o repasse marque o check box dos repasses desejados e clique no botão Cancelar Repasses. Ao cancelar o sistema irá cancelar o repasse já baixado e o mesmo voltará para a tela de baixa programada
O sistema mostrará uma mensagem no canto superior direito da tela, informando que o repasse foi cancelado com sucesso
Após realizar o cancelamento do repasse, o sistema registra no histórico de ações o horário, o usuário que fez a ação e a descrição do estorno
Observações:
- Somente usuários com permissão poderão cancelar o repasse
- Ao cancelar o repasse, o arquivo de pagamento não será alterado, sendo necessário cancelar manualmente no banco, caso já tenha sido enviado.
Permissão para cancelar repasse
Para permitir a determinados grupos de usuários o cancelamento do repasse na tela Baixa programada, acesse a tela Módulo aluguel > Ferramentas > Permissões .
Clique no botão Alterar permissões do grupo de acesso desejado.
Clique no botão Aluguel, localize a opção Financeiro > Baixa programada > Cancelar repasse e habilite a opção Sim na coluna Acessar para liberar essa permissão.
Ficará dessa forma:
Em seguida, desça até o rodapé da tela e basta clicar em Salvar permissões.
Observação: Lembrando que será necessário que os usuários que pertencem ao grupo de acesso que foi alterado saiam do sistema e entrem novamente para que as permissões sejam atualizadas.